Como tinha falado aqui à uns meses, durante este ano quero comprar um máquina fotográfica mais evoluída que a minha Canon SX220HS mas quanto mais leio, com mais duvidas fico.
Sempre pensei em optar por uma DSLR. No entanto, tenho notado que as coisas estão a evoluir para as Mirrorless.
Do alto da minha ignorância, máquinas fotograficas são Nikon e Canon. Assim, nas DSLR com o meu orçamento, só chego ás de entrada de gama, a 1200D e a D3200.
Tenho lido e parece que a Nikon é significativamente superior à Canon. No entanto, como já tenho uma Canon acredito que fosse, para mim, mais fácil evoluir dentro da mesma gama. Fico portanto, com um amargo de boca em não comprar a Canon.
Com as pesquisas, deparei-me com a Samsung NX300. Uma Mirrorless que vai contra algumas das minhas ideias para uma nova máquina fotográfica. Tenho visto que até tem boas criticas e que até se chega a superiorizar a algumas DSLR's.
Baseado nas minhas ideias, tem o contra de não haver grande variedade de lentes (não que seja muito importante, para já, mas sentia-me mais seguro em comprar uma máquina que me garantisse alguma evolução a este nível, acabe eu por tirar partido disso ou não) e não ter a "janela" para colocar o olho ao tirar as fotos (não sei o nome técnico). Tenho ideia que este segundo ponto é algo muito importante quando se começa a querer ter fotos com outro nível. Acredito até que ajude à estabilização da própria máquina e tudo.
Ora, a minha dúvida (de momento

) é, será que devo manter a ideia nas Reflex ou passo já para as Mirrorles? Se optar pelas Reflex, esqueço a ideia de ser mais fácil adaptar-me a um Canon e compro a Nikon, ou essa progressão na mesma marca é importante e vale a perda de desempenho?