Conversas que vão além do tema automóvel
By crush
Há já muito tempo que não metia nada... Estas são fresquinhas... Tiradas na Serra da Estrela e Lamego.

1. Poço do Inferno - Manteigas
Imagem

2. Poço do Inferno - Manteigas
Imagem

3. Estrada ao pé do Poço do Inferno - Manteigas
Imagem

4. Lagoa na Serra da Estrela
Imagem

5. Algures na Serra da Estrela
Imagem

6. Largo de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego
Imagem
By Ricardo Ribeiro
Grandes fotos, adoro. A minha preferida é a primeira. Usas-te tripé ou foi de mão bem firme?

Na última foto, há uma questão que me surgiu e com que me vou deparando: ali, parece-me que previligias-te o alinhamento da foto com a verticalidade da igreja em vez da horizontalidade do chão. Qual é o critério para esta escolha, é ao gosto do fotografo?
By crush
À excepção da foto 5, não usei tripé. Apenas muros ou corrimões. Por vezes é preciso usar o que houver à mão...lol

Em relação ao alinhamento, é um pouco à vontade... As regras dizem que deve ser consoante o objecto principal (no meu caso seria a folha, portanto deveria estar alinhada horizontalmente). Nesta foto não me preocupei minimamente com o alinhamento. Ou melhor, deu-me preguiça de me deitar ou por a máquina como deve ser e me abaixar. Então foi quase tirada às cegas. E honestamente gostei do resultado, nem me dei ao trabalho de alinhar (mas devia).

Por norma, as fotos ficam melhores se estiverem alinhadas horizontalmente. Se não for muito precisa, então é preferível desalinhar completamente e dar um ar mais artístico...
By morcegosbenz
também não gosto de desnivelar o horizonte. Por exemplo as fotografias com o mal em desnível, não as faço nunca. :D

Quanto a tripé, é como crush diz, é o que estiver à mão. Com a máquina na mão é muito difícil fotografar a velocidades abaixo dos 1/15 (talvez 1/8) com estabilizador de imagem na lente) sem que fique levemente desfocada.
By Ricardo Ribeiro
Muito obrigado a ambos!

É com este tipo de situação que gosto de aprender. Evoluir sozinho é bom, mas lento e, por vezes, frustrante.
By Ricardo Ribeiro
Como tinha falado aqui à uns meses, durante este ano quero comprar um máquina fotográfica mais evoluída que a minha Canon SX220HS mas quanto mais leio, com mais duvidas fico.

Sempre pensei em optar por uma DSLR. No entanto, tenho notado que as coisas estão a evoluir para as Mirrorless.

Do alto da minha ignorância, máquinas fotograficas são Nikon e Canon. Assim, nas DSLR com o meu orçamento, só chego ás de entrada de gama, a 1200D e a D3200.
Tenho lido e parece que a Nikon é significativamente superior à Canon. No entanto, como já tenho uma Canon acredito que fosse, para mim, mais fácil evoluir dentro da mesma gama. Fico portanto, com um amargo de boca em não comprar a Canon.

Com as pesquisas, deparei-me com a Samsung NX300. Uma Mirrorless que vai contra algumas das minhas ideias para uma nova máquina fotográfica. Tenho visto que até tem boas criticas e que até se chega a superiorizar a algumas DSLR's.
Baseado nas minhas ideias, tem o contra de não haver grande variedade de lentes (não que seja muito importante, para já, mas sentia-me mais seguro em comprar uma máquina que me garantisse alguma evolução a este nível, acabe eu por tirar partido disso ou não) e não ter a "janela" para colocar o olho ao tirar as fotos (não sei o nome técnico). Tenho ideia que este segundo ponto é algo muito importante quando se começa a querer ter fotos com outro nível. Acredito até que ajude à estabilização da própria máquina e tudo.

Ora, a minha dúvida (de momento :twisted: ) é, será que devo manter a ideia nas Reflex ou passo já para as Mirrorles? Se optar pelas Reflex, esqueço a ideia de ser mais fácil adaptar-me a um Canon e compro a Nikon, ou essa progressão na mesma marca é importante e vale a perda de desempenho?
By Ricardo Ribeiro
Entendo a tua perspectiva e esse link foi bastante esclarecedor. Obrigado ;)

Pelo que entretanto fui vendo, Dá-me ideia que uma Mirrorless em condições, mesmo de entrada de gama, será mais cara que a respectiva DSLR concorrente da Nikon ou Canon - Sony Alpha5100 vs Canon 1200D vs Nikon 5200D. Se compararmos com a versão 5000 da Sony, os preços já se alinham mais.

Continuo com o receio quanto ao facto do sistemas das lentes ser proprietário, consoante as marcas, nas Mirroless.
By SeteGu
Imagem

Foto tirada com Nokia Lumia 625.

Faz-vos lembrar alguma coisa?
By Ricardo Ribeiro
Não são nada de especial, comparado convosco, mas acho que já começa a haver evolução face ás primeiras que fui pondo :D

1.
Imagem

2.
Imagem

3.
Imagem

4.
Imagem
  • 1
  • 60
  • 61
  • 62