- 11 nov, 00:34
#79318
Há muito ruído, conflitos e muito apelo a ética política, que é algo tão raro como prostitutas virgens.
Vejamos:
PSD e CDS ganharam as eleições, mas juntos não conseguem governar sem apoio parlamentar. PPC foi indigitado... Se o programa do governo não passou, a culpa é dos outros? Por que razão tinha de passar?
O PS sozinho perde as eleições, sozinho não faz coisa nenhuma. Mas com O PCP e o BE conseguem formar maioria para a aprovação de leis...
Ora se o programa "passasse", podiamos ter o PS/PCP/BE a governar com um executivo PSD/CDS. Bastava os projetos de lei do PS serem votados favoravelmente por PS/PCP/BE.
Esta confusão foi criada pelo PS, PCP ou BE? Não creio. O povo votou assim... O povo definiu um mapa na AR que inviabiliza qualquer solução semelhante ao que vimos nos últimos 40 anos.
A solução dos acordos é estranha, mas faz sentido, porque ninguém quer desaparecer do mapa político no dia em que entrar em funções o próximo PR. O PCP e o BE jamais iriam para um governo com o PS, o seu eleitorado não aceitaria nunca tal coisa. O PS perderia todo o seu eleitorado que flutua entre os 2 partidos do "centro"... Ninguém quer isto!
Assim, o que vamos ter é um acordo para 4/5 meses, ainda que mascarado de acordo de legislatura. O PS sabe-o, o BE sabe-o, o PCP sabe-o, e o PSD/CDS também sabe disso...
Em Março/Abril, o parlamento é dissolvido e vai tudo a eleições, e ninguém vai completamente queimado.
O PS até é capaz de fazer uma governação docinha durante este tempo, estilo pré-campanha, e assim que a AR puder ser dissolvida e não conseguirem fazer passar algum diploma difícil, demitem-se (ou o próximo PR demite-os, o que pode até ser favorável numa estratégia de vitimização). Passam a mensagem que o PCP e o BE é que furaram o acordo e tentam capitalizar isso...
O PCP e o BE furarem um acordo com o PS está na sua natureza... basta que o assunto seja suficientemente fraturante para o seu eleitorado concordar com a dissolução do acordo. Estes partidos nada perdem.
O PSD/CDS assistem de cadeirinha, quanto pior correr melhor para eles. O problema é se começa a correr minimamente bem e começam a sair sondagens desagradáveis... E é por aqui que está a surgir muito do belicismo que temos visto nos últimos dias...
Se o PR mantém o atual governo em gestão, temos o PS/PCP/BE em pré campanha e criar desgaste fortíssimo no PSD/CDS...
Isto não dura 6 meses... o que vem a seguir é que não se sabe, mas o António Costa é um manhoso e vai tentar capitalizar isto ao máximo. Não se trata de sobrevivência política, trata-se de uma jogada para daqui a 6 meses ser efetivamente eleito sem precisar da muleta do PCP e BE para ser PM.
Não há cá golpadas, há uma conjuntura muito especial que leva a que isto seja possível. O PSD/CDS tinham legitimidade para ser chamados a formar governo e foram. Não podiam era obrigar ninguém a alinhar no seu programa de governo, e é disso que se trata.
10' Volkswagen Golf 1.6TDi Bluemotion 99g
63' Volkswagen Type 1/11 Limousine de luxe