- 30 jul, 01:45
#78541
Entre o dia 6 e o dia 20 de Julho, a minha Giu foi passear pelas Europas fora. Uma viagem semi-planeada, com muitos improvisos pelo meio, para dar mais piada à coisa
Começando e acabando aqui na Amadora, o primeiro esticão de 1200Km foi até Barcelona onde apanhámos o cunhado da minha mulher que nos acompanhou o resto da viagem. Marselha, Côte D'Azure, Mónaco (incluindo umas voltinhas pelo "circuito" F1), Pisa, Florença, Modena (visita aos 2 museus da Ferrari), Veneza, Arese-Milão (visita ao museu da Alfa Romeo), lago Como/Bellagio, Suiça (Sustenpass, Jungfraujoch, Luzern, Gruyères), depois retorno por Genebra, Bordéus e finalmente chegar a casa.
No total, fizemos 6356.1Km em 15 dias. Velocidade média de 78Km/h, 80h e 15m a conduzir. O consumo dado pelo computador de bordo foi de 7.7l, equivalente a 497.3L de gasolina consumida que custaram no total €740,93. Na prática isto equivale a um consumo ligeiramente superior de 7.82l/100km (ver o meu spritmonitor em baixo).
Penso que os consumos estejam bastante bons para um carro a gasolina com 170cv, 3 pessoas lá dentro, respectiva bagagem, lembrancinhas, etc! O andamento foi maioritariamente em AE, entre os 115-135 (GPS), dependendo do transito, reclamações da esposa e limites legais de velocidade
Basicamente, andamos na boa. Também fizemos muita estrada nacional, alguma de montanha. Curioso verificar que na Suiça apesar do relevo alpino (que não cobre toda a Suiça, uma grande parte é plano), as AE costumam não ter grandes inclinações pois há túneis por todo o lado! Na verdade, quando saí da Suiça, o consumo até estava nos 7.6
A experiência de condução foi muito positiva com excepção dum certo país: Itália. Já tinha ouvido algumas coisas, mas não estava preparado para o que aconteceu por lá
Ultrapassagens pela direita (algumas a rasar
), marcações na estrada que servem para enfeitar, aparentemente, como traços contínuos, zebras, faixas de aceleração e desaceleração praticamente inexistentes nas AE, postos de combustível sem informação de preços visíveis da estrada, enfim. A única coisa que aparentemente respeitavam eram os sinais vermelhos. Andar em cidade no meio de ruas com mais de uma faixa, era um jogo de passar pelo meio dos outros todos, pq as faixas desenhadas no chão, quando existiam, eram ignoradas. Não vi a hora de sair de lá. Uff!!
Foi também em Itália que aconteceu o episódio mais caricato da viagem. No dia da visita ao museu da Alfa (muito bom por sinal, recomendo!!), descobri que o lado de dentro dos pneus de trás estavam carecas. Pior, a uma segunda verificação à saída do museu, já haviam zonas sem borracha
Seguiu-se uma procura por uma casa de pneus (como se chama mesmo uma casa de pneus em Itália? Pois, agora já sei
) que foi MUITO demorada, porque ninguém tinha aquela medida de pneu (225/40/R18). Foi a gerente duma delas que telefonou a vários concorrentes a perguntar se tinham e que me deu indicação dum, com quem não conseguiu falar, que finalmente tinha mesmo os pneus (Pirelli PZero Nero, €250). Isto demorou ainda umas 2h. Na tal loja do Sérgio Gomme, em Rho, um dos empregados quis-me mostrar algo numa jante (parecia deformada ao girar na máquina de calibração), mas como não falavam inglês e o colega que falava, e me atendeu, estava ausente, foi para o carro e colocou a rodar a roda da frente do lado direito, com a mão. Passados uns 2 segundos, enfiou a mão entre os raios da roda e entalou-a nas maxilas dos travões
Deu um berro, tirou a mão, a luva e tinha a falange dum dedo pendurado pela pele, a pingar sangue.
O gajo só falava "ai ai", e quem gritava mais era o dono que o chingava em italiano e o mandou levar ao hospital. Outro colega acabou de montar as rodas, paguei e fiquei sem saber o que tinha a roda
Mas o carro parecia outro. Já não vibrava a partir dos 123Km como antes, e fazia mt menos ruido (nenhum?) de rolamento. Impec! Pena o outro fulano...
Fotos:

A caminho de Barcelona

Marselha

Portofino, Itália


Algures entre Florença e Modena

No estacionamento de Tronchetto, Veneza.

Às margens do lago Como


No Sustenpass, prai a 2000mts de altitude.
E é o que há de fotos de Giulietta
Para quem diz que Alfa Romeo não presta, eu dou razão só até certo ponto (plásticos são uma m#$%&), mas mecânicamente muito fiável, sem problemas alguns, fazendo tiradas de mais de 1000Km de seguida, a mais de 40ºC, e economicamente!

Começando e acabando aqui na Amadora, o primeiro esticão de 1200Km foi até Barcelona onde apanhámos o cunhado da minha mulher que nos acompanhou o resto da viagem. Marselha, Côte D'Azure, Mónaco (incluindo umas voltinhas pelo "circuito" F1), Pisa, Florença, Modena (visita aos 2 museus da Ferrari), Veneza, Arese-Milão (visita ao museu da Alfa Romeo), lago Como/Bellagio, Suiça (Sustenpass, Jungfraujoch, Luzern, Gruyères), depois retorno por Genebra, Bordéus e finalmente chegar a casa.
No total, fizemos 6356.1Km em 15 dias. Velocidade média de 78Km/h, 80h e 15m a conduzir. O consumo dado pelo computador de bordo foi de 7.7l, equivalente a 497.3L de gasolina consumida que custaram no total €740,93. Na prática isto equivale a um consumo ligeiramente superior de 7.82l/100km (ver o meu spritmonitor em baixo).
Penso que os consumos estejam bastante bons para um carro a gasolina com 170cv, 3 pessoas lá dentro, respectiva bagagem, lembrancinhas, etc! O andamento foi maioritariamente em AE, entre os 115-135 (GPS), dependendo do transito, reclamações da esposa e limites legais de velocidade


A experiência de condução foi muito positiva com excepção dum certo país: Itália. Já tinha ouvido algumas coisas, mas não estava preparado para o que aconteceu por lá


Foi também em Itália que aconteceu o episódio mais caricato da viagem. No dia da visita ao museu da Alfa (muito bom por sinal, recomendo!!), descobri que o lado de dentro dos pneus de trás estavam carecas. Pior, a uma segunda verificação à saída do museu, já haviam zonas sem borracha





Fotos:
A caminho de Barcelona
Marselha
Portofino, Itália
Algures entre Florença e Modena
No estacionamento de Tronchetto, Veneza.
Às margens do lago Como
No Sustenpass, prai a 2000mts de altitude.
E é o que há de fotos de Giulietta

Para quem diz que Alfa Romeo não presta, eu dou razão só até certo ponto (plásticos são uma m#$%&), mas mecânicamente muito fiável, sem problemas alguns, fazendo tiradas de mais de 1000Km de seguida, a mais de 40ºC, e economicamente!
Última edição por pspcoelho em 30 jul, 11:52, editado 2 vezes no total.