Fórum geral
By MarioC30
Tenho uma Grand scenic 2004 1.5 dci 101cv.
O carro deita fumo branco depois de estar parado muitas horas e está com um consumo de óleo exagerado tipo 800ml em 500 kilometros... Na ultima vez que circulei com ela é estacionei deixei-a ao relantin e deu me a sensação diferente no funcionar do motor( tak tak tak) . No famoso problema dos bronzes das bielas, poderá existir um consumo de óleo acentuado?
Nao estando a par do "famoso" problema dos bronzes das bielas, qualquer problema nessa area é improvavel que influencie o consumo de oleo do motor. Outra nota é que fumo de oleo queimado tende a ser azulado. O carro demonstra algum outro sintoma? Como esta o nivel de liquido de radiador?
Antes de investigar outras coisas, abra a tampa de oleo e verifique se detecta uma goma de oleo ou uma especia de geleia, o que normalmente indica ingresso de agua no oleo, fazendo suspeitar de uma junta de cabeca e eventualmente explicando o fumo branco. E possivel que essa geleia bloqueie tambem o circuito de respiro dos gases do bloco/ vapores de oleo do carter, dificultando a separacao de gases/vapores e oleo e levando ao consumo de oleo exacerbado que mencionas...
Atencao que com esse consumo de oleo, filtros de particulas e afins tendem a sofrer pouco depois... A excessiva carbonizacao da camara de combustao devida ao consumo excessivo de oleo pode tambem levar a ocorrencia de detonacao, o que explicaria o "tak-tak", mas deveria ser tambem acompanhada de uma perda de potencia geral, que embora nao muito significante, se faria tambem notar.
Quanto mais detalhes tiver, mais posso ajudar no diagnostico.
Um abraco