- 9 out, 10:04
Avançando:
Fiz cerca de 200km de subidas e descidas acentuadas, curvas e contracurvas, a uma velocidade que raramente passou dos 60km/h.
O desempenho global do motor é bom, nem sempre suave, mas nunca foi hesitante. Não senti lag. Anda o normal para 100cv a puxar uma carroçaria relativamente grande e com má aerodinâmica. A caixa é muito boa, ajuda à boa sensação de utilização. O motor até é silencioso, mas a puxar sente-se o som típico do tricilindrico, que não é agradável...
O pior: Consumos. Quando levantei o carro marcava 8,6l/100km, um susto! Fiz logo reset... No primeiro dia, ainda a adaptar-me ao carro, não baixei dos 8l/100km. No segundo dia andei com pezinhos de lã para ver se melhorava: 7,3l/100km. E nunca andou carregado, nem apertei com ele.
O carro: Ia para levantar um Chevrolet Aveo, entregaram-me um Ford Tourneo Courrier 1.0 ecoboost branca. Naquele momento não achei graça nenhuma ao upgrade, mas não tive escolha.
"Oh sorte, uma Ford Transit..." Foi o comentário, aqui filtrado, porque foi acompanhado de algum vernáculo e uma certa associação a cidadãos que vestem de negro, usam chapéu e comercializam roupa ao ar livre.
Adiante: a carrinha não é particularmente bela, para não dizer outra coisa. É o normal para um furgão. Mas lá dentro, o sentido prático, espaço, robustez de construção e mais equipamento do que seria de supor acabaram por dar uma imagem mais positiva. É como um Fiesta, mas com muito espaço.
Na estrada não a explorei muito, mas pareceu-me pouco furgão. Curva como um carro de passageiros, não adorna muito, nem é particularmente dura ou desconfortável. É mais automóvel do que comercial, justificando o desaparecimento do B-max.
Também não gostei do enorme e pesado portão traseiro. Nada confortável de utilizar.
Tive a curiosidade de tentar perceber o que leva um dono de uma pequena rent a car a adquirir estes carros. Fiquei esclarecido quando vi o preço... Para o cliente comum um carro destes custa, de tabela, 12000€. Para empresa, ainda menos... Com carros de 12000€ faz 3 classes de aluguer.
Para o que pretendia do carro, o consumo e as dimensões foram a parte menos simpática.
Fotos da "Ford Transit" brevemente...
Última edição por Arad em 9 out, 10:54, editado 5 vezes no total.
10' Volkswagen Golf 1.6TDi Bluemotion 99g
63' Volkswagen Type 1/11 Limousine de luxe