Fórum geral
By g__s
Muito se fala da fiabilidade dos carros japoneses. É mesmo um mito?
Uma das razões: quer a honda, quer a toyota, usam correntes metálicas no compartimento do motor (não no exterior) e não correia dentada de material mais volátil.
quem tem uma correia dentada no motor e não tem garagem ao fim de 6, 7, 8 anos precisa de mudar a correia devido a gretas, falhas nos dentes, o que provoca que se ouça um arranhar no motor. se não for modada nesse período pode rasgar e provocar a gripagem do motor.
ora nos carros japoneses não há correia mas sim corrente metálica de uso mais duradouro. para aqueles que têm honda ou toyota se calhar já repararam que nunca precisaram de mudar a dita peça.
aqui está uma explicação do mito japonês.

uma corrente metálica escondida no bloco do motor dura muito mais.
uma correia dentada no exterior do bloco está sujeita a intempéries como humidades e calor.

mas porque é que as marcas apostam na correia?
-é mais silenciosa (isso pode-se corrigir com isolamentos)
-baixo custo produção (ahh pois o dinheiro)
-garante dinheiro no maior numero de vezes na substituição da peça (pois outra vez o dinheiro) :evil:
By SeteGu
Cometeste um pequeno erro: A corrente não só se muda por idade como também por km. Normalmente é por volta dos 100.000 - 120.000 km mas pode variar muito de marca para marca. ;)

Quem mais lucra são os fabricantes cujos produtos são de menor qualidade. Se alguém se opuser diga que eu gostaria de ainda vir a debater isso com alguém a menos que todos concordem... Atenção: Eu apenas quero ouvir outras opiniões! Não estou a querer dizer que EU é que tenho razão! ;)
By luism
Não querendo fugir ao tema, e até porque percebo muito pouco disso, se alguém me souber dizer se o Gpunto usa corrente ou correia, eu agradecia :mrgreen: !

Sei que a única vez que mudei, foi a correia no Focus, a marca recomendava a substituição aos 150.000km ou 10 anos ( o que chegasse primeiro).
By NunoRomao
Antes de mais, nem todos os carros japoneses usam corrente de distribuição... no caso da Toyota, por exemplo, o motor 1.4 D4-d usa corrente... mas o meu 2.0 D4-d 116 cvs usa correia, que, aliás, foi mudada no mês passado...

A corrente também deve ser substituída... faz é 3 ou 4 vezes mais kms do que uma correia... no caso da Toyota penso que eles sugerem mudar aos 10 anos ou 300 mil kms...

Éme, o Grande Punto sucks :mrgreen: usa correia penso eu! Trata mas é de pensares em combinarmos um dia para levarmos isso à PKE! :twisted:
By zetec
penso que usar corrente ou correia vai um pouco de política da marca... a correia garante mais uma revisão a pagar de x em x tempo, bem como mais poupança na hora da venda/construção...

a maioria dos carros são de correia, mas o kia 1.6crdi é de corrente, etc..

eme, informação confirmada por um forista bem nosso conhecido que está bem por dentro do mundo fiat confirmou-me já há uns bons tempos que o 1.3mjet utiliza corrente :)
By VDR
Eu tenho um Mazda3 à 5 dias :D :D e o vendedor disse que tinha que mudar aos 200.000 k´m, os anos não perguntei, mas penso que será aos 10.
By NunoRomao
200 mil?! Acho muita fruta... à cautela, confirmar essa informação no manual de instruções da viatura...

Éme, tás cheio de sorte :lol:
By zetec
NunoRomao Escreveu:200 mil?! Acho muita fruta... à cautela, confirmar essa informação no manual de instruções da viatura...

Éme, tás cheio de sorte :lol:

a s-max 2.0 tdci (motor psa) com correia também muda a dita por volta desses kms, também acho muita fruta..